INÍCIO / Ativismo / O que é feminismo pra você?

O que é feminismo pra você?


Por Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro

Será que você já parou e se questionou de que se trata esse tal de feminismo? Será que todas as feministas pensam a mesma coisa? Defendem as mesmas bandeiras?

Ainda que a internet e as redes sociais sejam profundamente influentes e informativas o feminismo continua desconhecido e cercado de dúvidas e mitos.

O primeiro fato que deve ser ressaltado é que o feminismo tem como objetivo principal o fim da desigualdade entre homens e mulheres, criando uma sociedade mais justa para ambos. Enfatizar esse preceito nunca é demais, uma vez que um dos principais motivos pelos quais o feminismo ainda é “odiado” por homens e mulheres é seu desconhecimento.

Outro fator importante é que há várias correntes feministas, ou como dizemos, vários feminismos. Cada vertente faz uma leitura do que e como seria a mudança para romper com a desigualdade e a opressão sobre a mulher.

feminismo4
Fonte: Google Imanges

Feminismo liberal: Dentro dessa vertente as questões legais são as mais importantes. Ele se baseia na premissa de que criar leis e políticas públicas para mulheres seria suficiente para promover igualdade entre os gêneros. Há a crença nas instituições como neutras e promotoras das igualdades.

Feminismo classista/socialista: Essa corrente tem ligação com o pensamento da esquerda. Ela é pensada a partir da perspectiva da sociedade de classes, sendo essa uma das principais causas para que a desigualdade e opressão sejam perpetuadas. A libertação das mulheres, negros, gays, lésbicas, deficientes, transexuais, travestis, explorados, enfim, a libertação dos grupos minoritários junto com a transformação do modo de produção capitalista é o único modo de criar uma sociedade com seres humanos realmente emancipados e iguais.

Feminismo negro: Corrente que se tornou muito evidente nos últimos anos, principalmente com a retomada da força do feminismo. Essa corrente trouxe a tona a superficialidade do chamado “feminismo branco” que, dentre suas bandeiras, nunca pensou nas especificidades das mulheres negras e como muitas de suas lutas eram contrárias as necessidades destas. Elucidativo em demonstrar que a feminilidade negra é tratada a partir de uma outra ótica, busca por bandeiras específicas como reconhecimento da identidade e empoderamento.

Feminismo radical: Talvez uma das perspectivas mais evidentes nos meios de comunicação e redes sociais, é também a corrente mais hostilizada e desrespeitada, sendo por vezes ridicularizadas pelos que pouco entendem de feminismo. Pautada na ideia radical da plena desconstrução do patriarcado, agrupa apenas mulheres em suas lutas e as define, na maior parte dessa corrente, por possuírem vagina, rejeitando as perspectivas de gênero. Sendo assim é uma corrente que não abarca o transfeminismo.

Feminismo pós moderno: O feminismo pós moderno, hoje possuidor de uma vertente chamada interseccional, pensa em todas as esferas de opressão presentes na sociedade porém, ao contrário do feminismo classista que entende a necessidade do enfrentamento conjunto de todas as questões, pois elas são indissociáveis. Essa corrente separa as lutas em grupos cada vez mais específicos, que encontram dificuldades em se juntar nos momentos de luta.

A existência de tantas correntes feministas confunde os que desconhecem este mais de perto, porém dá às militantes a possibilidade de que sejam acolhidas pelo grupo que mais se assemelha as suas ideias e necessidades de luta. O importante é compreender que o combate à desigualdade de gênero é urgente e justo e nunca esquecer que feminismo é a ideia radical de que mulheres também são humanas.

OS ARTIGOS PUBLICADOS NO GEDbioética SÃO DE AUTORIA DE COLABORADORES EVENTUAIS DO PORTAL E NÃO REPRESENTAM AS IDEIAS OU OPINIÕES DO GEDbioética. O GEDbioética É UM ESPAÇO QUE TEM COMO OBJETIVO GARANTIR A PLURALIDADE DO DEBATE. PARA PARTICIPAR, ENTRE EM CONTATO POR EMAIL: CONTATO@GEDBIOETICA.COM.BR

Avalie esse artigo

0

Nota total

Agradecemos a sua avaliação!

User Rating: Be the first one !

Sobre GEDbioética

O Grupo de Estudos e Discussões em Bioética – GEDbioética, foi fundado em 2012, por um grupo de alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de São José do Rio Preto, com objetivo difundir e debater temas relacionados à bioética. Nossa missão é construir um ambiente permissivo à pluralidade de ideias. Além disso, criar um vínculo com a comunidade, a qual é essencial para a construção do conhecimento.

VEJA TAMBÉM

Kevin Spacey, protagonista de House of Cards, é demitido da série da Netflix.

Netflix, Santander e TV Globo: o boicote dos empresários

Netflix demitindo Kevin Spacey, protagonista da famosa série House of Cards; Banco Santander cancelando a …